domingo, 16 de novembro de 2008

DESEJO







Bier Club e você

Quem é que acompanha a Humanidade desde o início da Agricultura e da Civilização, sendo mesmo talvez causa delas?

a. o pão ( ) b. o samba enrêdo ( ) c. a cerveja

Se você respondeu a cerveja, você acertou. Cereais fermentados representaram desde o período neolítico um fator de nutrição e prazer. De sociabilidade.
Se você compartilha da minha admiração pela cerveja, esse raio de sol engarrafado, de como avaliar, como apreciar e como produzir, então você, eu e mais alguns milhares de companheiros de viagem e de copo estamos convidados a navegar no Bier Club 1. O Blog da Cerveja e das Microcervejarias.

Aqui, você poderá passar de um modesto, ainda que sincero apreciador, a um expert, um conaisseur, um conhecedor especialista desse fabuloso líquido. Poderá conhecer os mágicos segredos nunca dantes em um blog revelados de transformação dos grãos de cevada em malte, de malte em mosto cervejeiro e de mosto em cervejas jovem e maturada.
O milagre da terra. A magia da fermentação ou respiração anaeróbica.

Saiba por que no passado só a sacerdotes e sacerdotisas era dado o dom de produzir cerveja. E saiba como os druídas e monges medievais se transformaram em mestres cervejeiros, se apossando desses segredos, acabando por ser, como gênios, aprisionados em garrafas junto com suas fórmulas. Para nosso prazer.

Mas lembre-se: sempre ao ler esse blog, tenha uma loura gelada ao alcance da mão.

Saudações Cervejeiras
Adonay Anthony Evans
Engenheiro Agrônomo
Cerveja Colorado agora também em garrafas

A Cervejaria Colorado de Ribeirão Preto-SP, já produzia cerveja em barril desde o longínquo 1995. Mas sua apreciação
estava restrita aos moradores e visitantes da cidade e a alguns poucos privilegiados em bares de São Paulo-Capital.
Agora com o engarrafamento, você pode encontrar: Cauim, uma Pilsen com teor alcoólico de 4,5%, com água do
aquífero Guarany, maltes e lúpulos importados e mandioca. Seu nome Cauim vem do Tupi e se refere a uma antiga
bebida fermentada de cereais e mandioca, fabricada pelos índios brasileiros; Demoiselle, com o nome de uma das
aeronaves de Santos Dumont, a Colorado produz uma cerveja escura Porter, com café da Mogiana, torrado moído,
macerado e adicionado ao mosto cervejeiro; Indica, uma India Pale Ale, produzida inéditamente com a adição de
rapadura (as cervejas India, foram produzidas no século XIX especialmente para o exército colonial britânico nas
Índias, uma vez que as cervejas ale de alta fermentação enviadas não resistiam à viagem de navio, adulterando-se;
a adição de doses elevadas de lúpulo garantiam sua conservação e conferiam elevado amargor; a India Ale é uma
cerveja escura, e a India Pale (pálida) Ale, uma cerveja clara.) recebeu de um dos maiores juízes em qualidade de
cerveja, Sir Michael Jackson, o tomador, não o cantor, 3 estrêlas em seu Guia de Bolso da Cerveja), indicada para
pratos condimentados e frutos do mar; Appia, uma cerveja leve de trigo e mel de abelhas européias e africanas,
ligeiramente doce e refrescante indicada para o verão. Marcelo, o proprietário, Rodrigo seu braço direito, e o
"Japones", além do mestre cervejeiro Carlos Hauser, são os responsáveis por deixar a sua sede, a partir de agora,
atendida da forma que ela merece.

Para detalhes, clique na foto

Planet Beer inagura sua Microcervejaria Verde

Em junho último, a Microcervejaria Planet Beer, inaugurou sua Microcervejaria Verde, produzida pela DMB Dragon Macro Bier com cozinha de 1000 litros.
A Microcervejaria é a mais moderna e equipada já produzida no Brasil, e uma das mais avançadas do mundo. Com redução da poluição atmosférica pelos compostos sulfídricos indesejáveis extraidos durante o cozimento, mediante operação flash através de stripping (exaustão forçada dos gases da evaporação por pressão negativa), e reaproveitamento da maior parte da energia utilizada no cozimento do mosto, a Microcervejaria Verde da Planet
Beer, é o que se pode chamar uma solução ambiental. A microcervejaria é totalmente automatizada, através do exclusivo sistema Mec Comando, um sistema computadorizado que realiza todas as operações de brassagem (ativação enzimática, transformação do amigo do malte em açúcares fermentáveis, ativação dos compostos formadores de espuma ), filtragem, e cozimento do mosto, pré-resfriamento, resfriamento, aeração e inoculação das leveduras do fermento. Todas as operações são gravadas para cada tipo e cada receita de cerveja, procedendo o controle de volume, tempos e temperaturas de cada etapa, velocidade do agitador da brassagem, do afofador da filtração e das bombas de transferência, abertura e fechamento das válvulas pneumáticas, e de todo o sistema CIP (cleaning in place), que limpa automaticamente todo o equipamento com solução de soda a 80º C e higieniza com solução de ácido peracético. Todo o processo é registrado em gráficos e tabelas e pode ser acessado localmente, ou remotamente on line de qualquer lugar do planeta. O sistema é preparado para registrar e repetir indefinidamente, até o dia do Juízo Final, com o maior rigor e padrão a "Receita Ouro", aquele lote de qualidade considerada excepcional. Eduardo, Celso e
Edmilson, são os proprietários da Planet Beer.


Para detalhes, clique na foto

Margem em Microcervejarias pode chegar a 900%
Microcervejarias que comercializam sua produção diretamente em taças, podem ter uma margem igual ou superior a 900%. Em apenas 4 meses de operação algumas cervejarias produzidas pela DMB Dragon Macro Bier de Pompéia-SP, recuperaram o total dos
investimentos em equipamento comercializando seu chopp diretamente em taças.
A margem do chopp embarrilado ou em garrafas pode ser menor, mas ainda assim permitem um rápido retorno do investimento. Naturalmente, o processo de comercialização é fundamental. Segundo o engenheiro agrônomo Adonay Anthony Evans, da DMB Dragon Macro Bier, metade do volume de uma taça de cerveja é qualidade, e a outra metade marketing. A DMB Dragon Macro Bier, além de indicar mestres cervejeiros conceituados na orientação a seus clientes, está desenvolvendo estudos de marketing para dar suporte aos clientes proprietários das suas microcerverjarias.


Para detalhes, clique na foto

Curitiba está de cervejaria nova

Quem conhece o Samuel da Jointbill de Curitiba-PR, empresa existente desde 1994, sabe que quando resolve fazer alguma coisa faz bem feito. Depois de correr o mundo todo atrás de tecnologia, optou por uma DMB Dragon Macro Bier Hobby Profissional com revestimento em cobre, cozinha de 100 litros. Deve começar a produzir ainda em novembro, de forma experimental cervejas especiais, e a promover cursos para quem na região de Curitiba ou fora dela, tenha interêsse em aprender
ou aprimorar seus conhecimentos na produção de cerveja.


Para detalhes, clique na foto

Mestre Cervejeiro do Mês

Quem olha para Matthias Reynnolds, logo imagina que está na frente de um mestre cervejeiro. A Impressão é correta. Nascido e formado em Dorttmund na Alemanha, veio para o Brasil trabalhar na fábrica da Brahma, onde foi entrevistado por nada mais nada menos que o lendário Mestre Cervejeiro Hélio Sassen, fundador da Escola de Cervejaria do SENAI em Vassouras-RJ. Hoje atua em consultoria a microcervejarias, desde a sua formação até a criação ou desenho de
novas cervejas. Possui livros publicados e um excelente site sobre tecnologia cervejeira, onde você pode achar até um glossário com a tradução de termos técnicos de cervejaria em português, alemão e inglês. Matthias Reynnolds é o Senhor Mestre Cervejeiro-Novembro 2008 do Bier Club.


Para detalhes, clique na foto

As Melhores Cervejas do Mundo?

A "Cervejas Estrêla da Europa 2008", contou com a participação de 35 países, tendo pela primeira vez 5 continentes representados. A maior participação foi de cervejas da Alemanha, 57%. Sessenta e cinco juízes internacionais de cerveja provaram 688 cervejas. Basicamente um evento europeu, a competição maisuma vez assistiu a um crescimento de países participantes de outras regiões,como América do Norte, Peru, Brasil, Chile, Tailândia e Namíbia. O Brasil conquistou 2 estrelas ouro e 2 bronze, com a cervejaria Sudbrackde Blumenau SC, sendo premiada pela sua EisenbahnWeizenbock e pela Eisenbahn Dunke uma cerveja tipo Schwarzbier.

PAÍS OURO PRATA BRONZE TOTAL
1 ALEMANHA 21 23 17 61
2 EUA 6 11 10 27
3 BÉLGICA 3 2 1 6
4 REP. CHECA 2 2 2 6
5 REINO UNIDO 1 1 2 4
6 BRASIL 2
2 4
7 AUSTRIA 2
1 3
8 DINAMARCA 2

2
9 CHILE
1
1
10 HOLANDA

1 1
11 FRANÇA

1 1
12 SUÍÇA

1 1
13 ITÁLIA 1

1
14 POLÔNIA
1
1
15 RÚSSIA 1

1
16 NAMÍBIA 1

1


Para detalhes, clique na foto

Aprovada venda da Budweiser à Imbev
O conselho da Anheuser-Busch fabricante da tradicional Budweiser aprovou em 14 de novembro a incorporação à IMBEV, conforme acordo firmado em 29 de setembro. O valor da ação passa a ser de 70 dólares. August Busch IV, presidente e CEO da empresa declarou que foi uma decisão muito difícil para o conselho de acionistas, mas que afinal prevaleceram as condições favoráveis para o futuro dos acionistas, distribuidores, e funcionários. A Anheuser-Busch possui 48,5% do mercado americano de cervejas.

Para detalhes, clique na foto



Nenhum comentário: